Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Mais uma pesquisa e os números não mudam quase nada, o país parece estar em estado de letargia política

Aldo Vilela, | sex, 29/06/2018 - 09:03
Compartilhar:

Mais uma pesquisa realizada desta vez pela CNI, Ibope, mas para quem acompanha o dia a dia das pesquisas sabe que nada ou praticamente nada mudou em relação aos números das pesquisas feitas nos últimos meses, o que na verdade fica bem claro é que o povo brasileiro não quer mesmo saber de política ao menos agora, chama atenção a quantidade de pessoas que não acreditam mais em nada e garantem que vão votar nulo ou em branco. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece na frente para presidente na nova pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quinta-feira (28). De acordo com o levantamento, na versão estimulada, onde os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores, Lula tem 31% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), que tem 15% depois com 7% das intenções de votos, aparece Marina Silva (Rede), seguida de Ciro Gomes (PDT), empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), os dois com 4%. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 2%. Os candidatos João Amoedo (Novo), Manuela D’Ávilla (PCdoB), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Levy Fidelix (PRTB) e João Goulart Filho (PPL) têm 1% das intenções de votos cada um. 

 

Temer odiado cada vez mais

O Ibope também ouviu os eleitores a respeito da avaliação do governo Temer. Os que consideram que o governo é ruim e péssimo saltou de 72%, em março, para 79%, agora em junho. Os que consideram o governo regular e bom caiu de 21% para 16% e os que acham o governo Temer ótimo e bom caiu de 5% para 4%.

Confiança zero

Em relação à confiança em Temer e sua maneira de governar, entre março e junho o percentual dos entrevistados que dizem confiar no presidente passou de 8% para 6% e o dos que não confiam, de 89% para 92%. O índice dos brasileiros que aprovam a maneira de governar de Temer foi de 9% para 7%, enquanto o dos que desaprovam foi de 87% para 90%.

Lula forte como sempre

Sem o candidato do povo no páreo – que será registrado no dia 15 de agosto, a despeito da oposição – brancos e nulos chegam a 33% e outros 8% não sabem em quem votar. Em segundo lugar fica o candidato da extrema-direita com 17% e Marina Silva com 13%.

A grande dúvida

Lula pode e será candidato pois legalmente ele tem esse direito, uma vez que a Lei da Ficha Limpa permite. Juristas de todo o país, incluindo o subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, já atestaram a legalidade de sua candidatura. “Até o momento a possibilidade de pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula é garantida”, afirmou o subprocurador em evento realizado este mês em Curitiba.

Mulheres com Lula

A distância entre Lula e o segundo colocado é ainda maior entre as eleitoras. Entre as mulheres, Lula pontua com 35% na sondagem estimulada, enquanto o candidato da extrema-direita patina em 9% e Marina Silva tem 15%. Quando o ex-presidente não é citado, os brancos e nulos delas disparam: 35%, contra 25% no cenário oposto. Também cresce o número de indecisas: de 7% para 10%.

Realidade

Esses números ilustram uma realidade simples: as mulheres não compram o blábláblá autoritário de quem brada a favor do machismo e homofobia. E nem confiam nas políticas austeras dos candidatos “pró-mercado”. Mas sim em quem investiu a sério em políticas públicas que melhoram a vida delas, dos filhos e da comunidade.

Dados

A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência entre os dias 21 e 24, com 2.000 eleitores. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Armando discute ações para Mata Norte

O pré-candidato a governador de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) recebeu, a visita do ex-prefeito de Timbaúba e ex-deputado estadual Gilson Muniz (PSL). Na ocasião, avaliaram o cenário político e econômico de Pernambuco e discutiram ações para o desenvolvimento da Mata Norte do estado. Gilson, que é pré-candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa, externou seu apoio ao projeto liderado por Armando.

Confirmando apoio 

 

“Viemos reafirmar a Armando que estamos somando forças junto com as lideranças que já o apoiam na região e discutir propostas e políticas públicas que ajudem no desenvolvimento dos municípios da Mata Norte. É preciso que o governo tenha um olhar especial para a região e acredito que Armando Monteiro é nome mais preparado para liderar esse novo momento para Pernambuco", afirmou Gilson Muniz, que veio acompanhado de sua esposa, Mércia Muniz, também ex-prefeita de Timbaúba.

Projeto fortalecido

Para Armando, o apoio de Gilson e Mércia Muniz fortalecem o projeto da frente Pernambuco Vai Mudar. "O sentimento de mudança está presente em todo o estado e percebemos esse desejo nas lideranças políticas de dar um novo rumo, um novo caminho ao estado. Gilson vem para somar forças em nosso grupo", colocou o pré-candidato a governador.

Romário Dias debate venda direta de etanol 

 

As usinas produtoras de etanol de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe já podem comercializar o produto diretamente para os postos de combustível sem passar por distribuidoras. A venda passa a ser possível após liminar concedida, na últimas terça (26), pela 10ª Vara Federal de Pernambuco. Defensor da ideia, o deputado estadual Romário Dias (PSD), comemorou a notícia durante pronunciamento, nesta quarta (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando