A deputada federal Maria do Rosário (PT) comentou a decisão da Justiça de apreender o passaporte de Lula o proibindo de sair do país. O ex-presidente teve que cancelar uma viagem que faria para a e Etiópia, onde participaria de um evento da FAO, agência de combate a foma da ONU. Rosário disse que o líder petista é um “líder mundial” e que, por esse motivo, não poderia ser preso em uma cova.
“Um líder mundial e suas ideias não será preso em uma cela, não será preso em uma cova, não será preso longe dos ideais que tem e longe do povo que o ama e o respeita. Por isso revogue-se imediatamente essa decisão de prisão e impedimento de Lula de viajar para fora do país e garanta a liberdade de Lula para exercer plenamente os seus direitos políticos”, declarou em tom imperativo por meio de vídeo publicado em seu Facebook.
A parlamentar petista falou que a decisão foi uma “provocação”. “Um juiz, mais um integrante do Poder Judiciário, além da decisão tomada no TRF-4, promove uma provocação sem limite. Impede Lula de sair do país. Por óbvio que essa decisão deve ser revogada imediatamente, pois Lula não pode ser um preso político nem em uma cela, nem na cadeia e tampouco nas fronteiras brasileiras", reiterou.
Maria do Rosário ainda ressaltou que Lula é reconhecido no mundo por ter combatido a miséria e a fome e que por isso é convidado para participar de eventos que tratam sobre o assunto.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.